"Frases felizes... Frases encantadas...
Ó festa dos ouvidos!
Sempre há tolices muito bem ornadas
Como há pacovios bem vestidos."
Mario Quintana - Das Belas Frases

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Live and let die

          Se a vida é como um livro aberto, formado por diversas páginas, é preciso compreender que estamos sujeitos a mãos e ventos capazes de rabiscá-las e virá-las.
          Às vezes o livro transforma-se em não mais que uma agenda, apenas com notas diárias, sem grandes histórias ou personagens. Então, um dia, aparece alguém e escreve um poema em uma, duas páginas. Colore o fundo com giz-de-cera, desenha arabescos e flores, dá um jatinho delicado de perfume. Embeleza o livro. Dá vontade de ficar para sempre olhando e respirando aquele único pedaço de papel. De escrever outros poemas e belezas no livro desse alguém. De citá-lo em cada próxima página que vier a seguir. Então, de repente, os textos encantadores transformam-se em não mais que rabiscos, palavras mal escritas, preto no branco, preto e branco, cinza. No lugar da beleza, a sensação de páginas arrancadas.
          A verdade é que, em momentos assim, é difícil iniciar um próximo texto, bonito ou não. A única coisa que faz sentido é voltar algumas páginas atrás e contemplar o que passou, e é possível fazê-lo por um tempo, até descobrir que isso se torna mais doloroso que todo o resto. É aí que se aprende uma das mais lições mais importantes na vida (mas que, curiosamente, sempre precisa ser reaprendida, pois a esquecemos com absurda facilidade) – as páginas podem ser viradas. Algumas pessoas podem acompanhar-nos por muito tempo, mesmo que apenas como um lembrete no canto de uma ou outra folha ao longo do livro. Outras vão se apagando e suas passagens tornam-se desbotadas, esquecidas entre outros apontamentos. Há aquelas que escrevem com mais força, e muitas folhas depois, ainda é possível ver resquícios de sua grafia lembrando-nos de sua existência. Mas sempre, sempre, há uma nova página em branco, esperando ansiosa por ser descoberta.
 É preciso que se tenha a coragem de viver sem medo do que virá pela frente. Mas, caso os próximos capítulos não sejam belos, há que se ter a sabedoria de deixá-los morrer.

2 comentários:

  1. Se não fosses essas páginas preto e brancas, qual seria a graça das coloridas? Elas logo se tornariam iguais as outras.
    Os momentos difíceis servem para mostrar para nós mesmos o quanto forte somos.
    Nós temos uma missão e devemos cumprí-la, carregar o peso por um longo tempo...

    Acho que é isso, tu escreve bem pra caramba, guria, parabéns! =D

    ResponderExcluir
  2. Bela analogia que permite compreender melhor os momentos pelos quais passamos e a contribuição de cada um.

    Sem dúvida, são experiências muito interessantes das quais sempre tento tirar algum aprendizado pra seguir em frente :)
    Beijo!

    ResponderExcluir