"Frases felizes... Frases encantadas...
Ó festa dos ouvidos!
Sempre há tolices muito bem ornadas
Como há pacovios bem vestidos."
Mario Quintana - Das Belas Frases

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Teia de aranha (ou Presente do Sam)

Pra quem, como eu, não acredita em Deus, destino ou qualquer força que controle a existência e os acontecimentos da vida, há qualquer coisa de mágica no modo como as coisas acontecem, em como as coincidências nos moldam, influenciando diretamente em quem somos.
É incrível parar pra refletir sobre quem éramos há uns 5, 6 anos, e quem somos hoje. O que antes era corriqueiro vai se moldando e modificando, uma série de acontecimentos te fazem mudar de pensamento, olhar e perspectiva sem perceber. Quando vê, o acaso, as decisões tomadas aqui e ali, te tornaram alguém completamente diferente do que poderia ter sido se houvessem outras escolhas lá atrás.

O mais interessante de tudo isso são as pessoas, que entram e saem de nossas vidas, regidas, muitas vezes, por esse misterioso acaso. 'Maria namora João, que é amigo de José. Um dia Maria se apaixona por José, larga João, que, muito triste, vai a um bar. Lá ele conhece Fátima, que descobre ser o amor de sua vida, com quem vai ter três filhos e viajar a Europa visitando museus. Maria, numa janta com a família de José, conhece um amigo dos sogros que a oferece um estágio, e um dia será uma fotógrafa muito bem sucedida'. Entenderam? O que hoje nos parece algo sólido, verdadeiro, pode ser só uma passagem através da qual chegaremos a algum outro lugar, que por sua vez nos mostrará outras muitas possibilidades de caminhos para seguir. E as pessoas, amigos-vizinhos-parentes-chefes-amores-conhecidos, são elas a parte mais relevante e importante dessa árvore cheia de ramificações a que chamamos vida. É bonito perceber que grande parte do que somos é um simples fruto da coincidência. Maria, por exemplo, podia ter ficado doente no dia daquela janta, e talvez hoje trabalhasse num escritório de contabilidade.

Não deve-se confundir a admiração pelo acaso com comodismo. Se não há um destino pré-determinado, pode-se escolher que caminhos trilhar. É perigosíssimo tornar-se vítima das circunstâncias, entrar no pensamento de 'deixa estar, tudo se ajeita'. Não tem sentido aquietar-se quando o assunto é a própria vida. Entretanto, quando há tanta beleza e mistério no que não controlamos, é incrível olhar pra si mesmo e ver até que ponto escolhemos e a partir de quando somos pura coincidência.

PS 1: Desculpa ficar tanto tempo sem postar nada, mas o tempo, ah o tempo...
PS 2: Sam, esse texto (escrito correndo antes de ir pra aula) é pra ti, pelo teu aniversário. Acho que tu é uma das pessoas que melhor exemplificam as ramificações na minha vida, e só me faz achar tudo isso ainda mais bonito. Parabéns, te adoro :)

5 comentários:

  1. Concordo muito contigo sobre isso, Lalá, porque a vida é assim, mas a maioria das pessoas não se dão conta disso - não que elas se deem conta de outras coisas óbvias também... É como tu me disse uma vez: Que não não podemos controlar a vida e que por mais que façamos planos tudo pode mudar.

    ResponderExcluir
  2. Oh Belinha :) Que bom que tu concorda haha
    E não lembro de ter te dito isso, mas é verdade, anyway ^^

    ResponderExcluir
  3. Tu me disse quando a gente conversava sobre fazer planos, lembra? Quando eu tava em Gramado!

    ResponderExcluir
  4. Até parece que não moram na mesma casa... Enfim. Ramificações são necessárias. Já pensei várias vezes em quem eu seria se tivesse escolhido ser um 'mané entregue ao sistema', deixando de estudar no fim do E.M., comprado um carro e por som na Avenida, tomar cerveja toda a sexta e comer umas gramputas aqui e acolá. Não é nada do que eu quero.

    Eu prefiro, ainda que vagamente, estar SURFANDO KARMAS E DNA!

    ResponderExcluir
  5. Destino... Isso é a gente que cria!

    O interessante disso tudo é sempre arriscar no que você acredita ser o mais certo. Se você estiver errado, cedo ou tarde você descobrirá e provavelmente achará um caminho novo.

    é a vida... :)

    ResponderExcluir